Caso de sucesso na utilização de PAYT em Morbihan

O caso de sucesso vivido pela associação de municípios de Morbihan, em França - onde foi instalado o sistema inteligente de controlo de acessos Redin em contentores enterrados e semienterrados de grande capacidade para deposição coletiva , de forma a permitir a tarifação PAYT (Pay-As-You-Throw) -, vai ser um dos pontos altos do workshop que a Life Payt organiza na próxima quinta-feira, 21 de novembro, em Condeixa-a-Nova. Nesta palestra será possível conhecer todas as vantagens e benefícios do sistema inteligente de controlo de acessos Redin para os municípios, assim como os seus resultados na prática, através da experiência de Morbihan, onde já funciona desde 2017 com grande sucesso.

A associação de municípios de Morbihan reúne 18 comunidades com um total de 43 mil cidadãos que produzem 27.500 toneladas de resíduos domésticos por ano (640kg/pessoa), entre indiferenciados e seletivos. O projeto de instalação de sistemas inteligentes de controlo de acessos Redin da BH Technologies (distribuído em Portugal pela Sopsa) teve início em 2016, tendo tido o seu kick-off em fevereiro de 2017 na cidade de Pluméliau, abrangendo 3500 munícipes.

Após sete meses de funcionamento, os resultados indicaram uma diminuição de 40% na produção de lixo doméstico indiferenciado e um aumento de 80% na deposição seletiva de resíduos para reciclagem. Os inquéritos à população registaram que 75% dos habitantes estavam satisfeitos com o novo sistema, com um feed-back muito positivo sobre a utilização do cartão para acesso ao contentor de indiferenciados, a facilidade de deposição de resíduos para reciclagem e a limpeza geral do espaço ocupado pelos ecopontos, entre outras vantagens.

Face aos resultados, o sistema Redin está a ser instalado em mais cidades desta associação de municípios, prevendo-se que em janeiro de 2020 cerca de 30 mil pessoas já utilizem o sistema PAYT, enquanto no final do projeto, em 2021, 45 mil habitantes de Morbihan estejam a utilizar, com êxito, este sistema na recolha de resíduos urbanos.

Venha conhecer todos os detalhes deste projeto PAYT no workshop “PAYT em Portugal…os próximos passos!”, que decorre no dia 21 de novembro, a partir das 9h00, no auditório do PO.RO.S – Museu Natural Romano, em Condeixa-a-Nova.