Já estão em funcionamento os 20 contentores Lasso SEMI PE destinados à recolha seletiva de biorresíduos no município do Seixal. Para o efeito, a Lasso Eco Innovation realizou a conversão de contentores que até agora eram utilizados para resíduos indiferenciados.
A iniciativa implementada pelo município consiste em, nos locais onde existiam dois contentores para resíduos indiferenciados, converter um deles para biorresíduos, incentivando os cidadãos a separar corretamente os resíduos orgânicos, que antes eram depositados no indiferenciado.
Nestes contentores, foi ainda incorporado um sistema de controlo de acesso que assegura uma gestão mais eficiente e monitorizada da deposição de resíduos. Esta solução representa um passo estratégico no aproveitamento da infraestrutura já existente, promovendo a sustentabilidade e a circularidade.
De acordo com a Câmara Municipal do Seixal, a recetividade da população tem sido bastante positiva, refletindo uma maior consciência ambiental e vontade de contribuir para um sistema de gestão de resíduos mais eficaz. Esta medida está integrada na nova diretiva nacional para a gestão de biorresíduos, à qual o município se encontra ativamente a adaptar-se, com o objetivo de cumprir as metas ambientais nacionais e europeias.
“Na Lasso Eco Innovation, continuamos empenhados em fornecer soluções tecnológicas e sustentáveis que apoiem os municípios no cumprimento dos seus objetivos ambientais, promovendo uma economia circular mais eficiente e ecológica”, refere Pedro Martins da Costa, CEO da Lasso Eco Innovation.