Em 2016 o município de Guimarães, através da Vitrus, a empresa municipal responsável pelos serviços ambientais, lançou um projeto piloto com sistema PAYT (Pay-As-You- Throw) no centro histórico da cidade. Com o sucesso da primeira fase, o município expande agora esse sistema para o centro da cidade, contando para isso com os contentores enterrados Blue Bee, da Lasso, equipados com sistema de controlo de acesso.
Os objetivos do projeto são iniciar a transição para um sistema de tarifação mais justo e incentivar hábitos sustentáveis nos cidadãos, de forma a mitigar a produção de resíduos urbanos através da diminuição da produção de resíduos e do aumento da recolha seletiva de materiais para reciclagem.
O projeto PAYT no centro da cidade deverá arrancar no decurso deste ano. Até ao momento já foram instalados 10 ecopontos Blue Bee e 10 ecopontos Green Bee cada um contando com quatro contentores enterrados Blue Bee de grande capacidade (um para lixo indiferenciado, um para embalagens de plástico e metal, um para papel e cartão, com 5m³, e um para vidro, com 3m³). Em cada um destes ecopontos, o contentor de resíduos indiferenciados está equipado com uma unidade volumétrica com sistema de controlo de acesso, que permite que a tarifação seja feita de acordo com a quantidade de resíduos depositada.
Um dos principais objetivos do município é alcançar as metas para a reciclagem de resíduos urbanos. Segundo Dalila Sepúlveda, mentora do projeto PAYT, “Prevê-se um aumento de cerca de 30% na quantidade de resíduos recolhidos seletivamente, na área de alargamento PAYT. Este alargamento inclui a colocação de equipamentos semienterrados nas zonas de maior densidade populacional, considerando a sua maior capacidade e o seu design integrado na malha urbana. Estes contentores são um apoio ao sistema de recolha seletiva porta-a-porta, considerando que a tarifa se mantém associada ao saco pré-comprado na Vitrus Ambiente”.
O projeto prevê ainda a instalação de unidades volumétricas com sistemas de controlo de acesso em quatro contentores Blue Bee para resíduos indiferenciados já existentes na área a abranger pelo projeto, totalizando assim 14 ecopontos para deposição seletiva de resíduos urbanos com sistema PAYT, em Guimarães.
As zonas abrangidas pelo projeto com os ecopontos Blue Bee incluem ruas como o Largo do Toural, Alameda de São Dâmaso, Rua de Sto. António, Rua de Gil Vicente, Largo República do Brasil, entre muitas outras. A Vitrus é a empresa responsável pela recolha de resíduos nesta área que passa a ser considerada zona PAYT.
“É um orgulho para a Sopsa estar envolvida neste projeto pioneiro, que é já considerado um exemplo de sucesso a nível nacional. Os contentores enterrados Lasso apresentam um conjunto de vantagens, relacionadas com a sua grande capacidade e facilidade de operação e de manutenção. Também o fato de estarem preparados para funcionar com o sistema PAYT, através das soluções fornecidas pela Sopsa, é um fator diferenciador e competitivo”, salienta Maria João Ferreira, diretora comercial da Sopsa para o mercado nacional.