Skip to main content

Sabrosa adere ao sistema de contentorização enterrada Green Bee

O município de Sabrosa, no distrito de Vila Real, acaba de instalar um ecoponto com contentores enterrados Green Bee, da Lasso, designadamente em São Martinho de Anta, uma pequena vila que é a terra natal do grande escritor português Miguel Torga. O ecoponto, que já se encontra em funcionamento, inclui um conjunto de quatro contentores enterrados: um contentor para resíduos indiferenciados (5m³), um para plástico e embalagens (3m³), um para cartão e papel (3m³) e um para vidro (3m³).

Os contentores Green Bee pertencem à última geração de contentores enterrados Lasso, desenhados para gerar o menor impacto urbano possível, com o máximo respeito pelo ambiente e pelos utilizadores. É um contentor eco-friendly, com destaque para a sua grande capacidade, robustez e resistência, bem como necessidades mínimas de manutenção. A compressão dos resíduos pelo seu próprio peso permite uma densidade superior relativamente aos contentores de superfície, o que aumenta a capacidade de armazenamento e diminui as viagens de recolha.

“O nosso objetivo com a instalação deste equipamento foi o de melhorar a sustentabilidade ambiental através da possibilidade de separação de resíduos por parte da comunidade em geral, tendo em vista o seu reencaminhamento para a reciclagem. Este tipo de ecopontos enterrados promove um enquadramento paisagístico mais adequado dentro do aglomerado urbano tanto a nível visual como de higiene do espaço onde se insere e, para além disso, apresenta vantagens no design bem como na operacionalidade da recolha dos resíduos”, refere, a propósito, António Matos, Técnico Superior de Ambiente, Gestão Humana e Salubridade da Câmara Municipal de Sabrosa.

Maria João Ferreira, diretora comercial da Sopsa para o mercado nacional, acrescenta ainda que “os contentores Green Bee, por terem tampa de solo de formato circular (e não quadrada ou retangular, como é o caso de outros equipamentos similares), apresentam uma enorme vantagem na gestão do espaço. Apenas a tampa de solo circular tem a versatilidade necessária para instalação em espaços pequenos, como era o caso aqui”.